terça-feira, setembro 05, 2006

Riquezas...

Quando se fala em riquezas a nossa mente prontamente associa aos bens materiais, fortuna, felicidade, conforto e também medimos o nosso próprio sucesso pelo que temos adquirido e tornado em riqueza ao longo da nossa vida.
É assim que funciona a nossa mente limitada.

E quando falamos de tempos difíceis, que muitas vezes apelidamos de “desertos”, lugares de trevas ou lugares de solidão, associamos a dificuldades, provas, batalhas, pobreza, desespero, enfim, muito mais poderíamos acrescentar.

Frequentemente passamos por estes dias difíceis, mas estes dias difíceis ou estes desertos que vivemos permitir-nos-á acumular riquezas e experiências que vão perdurar para toda a vida.
Eis aqui alguns exemplos:

1- Experiência e Fé - quando se passa por estas batalhas, duras provas de vida, e chegamos ao fim vivos e vitoriosos há algo de valor incalculável que ganhamos: a experiência vivida (que poderemos compartilhar com os outros), a fé adquirida para ultrapassar os problemas. Teremos que ter o que compartilhar para que as pessoas nos ouçam, batalhas para contar.

2- Ficamos mais perto de Deus (melhor riqueza não há) - aprendemos a viver na dependência d’Ele.

3- Compaixão e Amor - depois de passarmos por estes tempos difíceis, passamos a exercitar a compaixão e o amor pelo próximo (sensibilidade para os problemas dos outros) e assim em vez de despejarmos uma dúzia de sermões ou doutrina do género - faz isto ou aquilo – passamos a falar do que conhecemos, tipo: eu sei o que estas a passar e sei que é difícil, mas eu estou aqui contigo, para te ajudar, eu passei pelo mesmo. Assim julgaremos menos os outros e seremos sal ou influenciadores de pessoas.

Deus quer nos dar um novo entendimento, uma nova forma de olharmos os problemas, há motivos sim para nos gloriarmos nas provas, nas lutas e nos desertos, e no fim de tudo, depois da tempestade sempre ficamos mais ricos!!
Diz não à lamentação e verás riquezas infindáveis!

Prov 8:18 “Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça”

Isaias 45:3 "Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome"

4 comentários:

Lai disse...

Marcos,

Gostei muito do teu post...Enquanto lia o post veio à minha mente aquela passagem biblica: "...mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado"

A verdadeira riqueza não está guardada no cofre ou no banco mas encontra-se nos nossos corações e torna-se maior ou menor na medida em que a partilhamos ou não com o próximo...

envio-te "um ósculo"
Lai

Raquel Miriã disse...

Bem pensado e apresentado de forma clara e directa! É bom experimentar este conceito de riqueza!
DTA

Kathia disse...

Bom final de semana pra vcs...
Que o Senhor continue abencoando cada vez mais vcs para continuarem escrevendo essas lindas mensagens, realmente nos faz pensar sobre quais tem sido as nossas verdadeiras riquezas.
Paz

Marlene Maravilha disse...

Sim, ficar mais perto de Deus, melhor riqueza realmente não há!
Que ricos posts!
beijos cá de longe, mas de coração tão de perto.