terça-feira, julho 18, 2006

Servo e...um Avental...

Muitas vezes pensamos que ser servo é fazermos algo que nos pedem, ou quando assumimos uma responsabilidade e tentamos cumpri-la o melhor que podemos e sabemos.
Bom, e de facto têm razão, no grego servir , é "usar o avental" ou "colocar o avental".

Mas neste momento eu desejo falar de um servo diferente, um servo que tem iniciativa antes da responsabilidade, daquele que se antecipa à necessidade,...

Quando ninguém mais se apercebe, ele está lá, em silêncio, sem que lhe digam o que é necessário fazer, porque reconheceu a necessidade e o seu coração dispôs-se a trabalhar.
Ele está lá, em silêncio, desejando não ser reconhecido, porque o seu coração não está preocupado com a honra que lhe é merecida mas preocupa-se com a alma necessitada.

O Senhor Jesus veio para atender os doentes, para o meio dos marginalizados, pobres de espirito.
Neste mundo, ele colocou o avental, como um criado ou melhor como um servo, que faz as coisas com prazer e por amor, por ti e por mim...
Muitas vezes este quadro provoca confusão na mente das pessoas: O criador de "avental" .

Qual deve ser a nossa resposta, onde está a nossa atitude de servo a este DEUS quebrantado, que nos serve incondicionalmente e ama...
Vamos continuar altivos, afastados do avental, vamos continuar a ignorar o próximo a quem devemos servir?

Deus viu a necessidade do homem muito antes deste se aperceber do seu problema e o próprio Deus, se fez carne, vestiu o avental, e morreu na cruz...

" assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos."

4 comentários:

Lai disse...

Marcos,

Concordo contigo...
Sabendo de antemão, de que, nada do que possamos fazer, se compara à obra que Deus fez e continua a fazer em nós...o certo é que na sua Palavra podemos ver, claramente, algumas directrizes/comissões/mandamentos que nos impelem a fazer "alguma coisa" seja:
"Ide por todo o mundo e pregai"
"Amai-vos uns aos outros"
"Fazei o que eu vos mando"

Grande exemplo este do servo/Rei!

DTA
Lai

Anónimo disse...

bom trabalho mais uma vez, muitas vezes deviamos também vestir este avental, e servi-lo com a humildade e amor para nossa vida poder ser servida da maneira que Deus quer, Deus vos abençoe e continuem com este avental vestido.

Raquel Miriã disse...

É uma grande verdade! Temos de estar dispostos a pôr o avental e estar cientes que "poleiros" e "vedetismos" não fazem a obra de Deus. às vezes faz-se mais tendo uma vassoura na mão do que um micro:)dobrando os joelhos com discrição do que batendo no peito em alta voz! Gostei!
Bom Fds e DVA

Anónimo disse...

servo que não serve, não serve!