sábado, maio 27, 2006

Escolhas...

A certa altura, Abraão e o seu sobrinho Ló, emigraram. Sairam da sua terra e foram rumo a uma terra desconhecida. Ambos tinham rebanhos, gado e tendas o que causou problemas de "logistica" entre o pessoal que cuidava dos animais.
Então Abraão sugeriu que escolhessem um lado das terras, onde estavam a habitar, para cada um. Se um deles escolhesse a direita o outro iria para a esquerda e vice-versa.

Ló adiantou-se e escolheu a melhor parte: a "terra regada" que parecia um jardim e que era chamada de Campina do Jordão.
A Abraão restou-lhe "o outro lado" - a terra de Canaã.

Passado algum tempo, toda a campina do Jordão foi destruida e Ló teve de fugir dali para escapar com vida: A partir desse momento Ló habitou numa carverna que descobriu num monte qualquer e viveu ali com as suas duas filhas.

Quanto a Abraão, nunca foi dono da terra de Canaã, aliás, o único pedaço de terra que Abraão comprou e que foi a sua única "propriedade privada" foi um campo chamado de Cova de Macpela. Comprou-a por quatrocentos ciclos de prata. Serviu para sepultar a sua esposa e mais tarde também ele foi ali sepultado.
No entanto, o Livro que narra este acontecimento, chama a Abraão de "herdeiro do mundo" e "amigo de Deus".

Ló escolheu o melhor (jardim regado) e ficou com o pior (a caverna no monte).
A Abraão restou-lhe o pior (terreno rochoso) e a mim, parece-me, que ele ficou com a melhor parte (herdeiro do mundo).
Sem dúvida, Abraão estava no lado certo da terra!

Escolhas...

3 comentários:

salmista disse...

escolher nem sempre é fácil. Nem sempre é a melhor escolha. Mas é sempre necessário fazer escolhas.

Raquel Miriã disse...

Ás vezes o que parece melhor revela-se pior, outras sucede o inverso. Depende sempre do olhar...Qual escolhemos: o nosso olhar ou o de Deus? A mulher de Ló escolheu o seu olhar, o seu melhor revelou-se um monte de sal...

Lai disse...

O que escolhemos hoje pode determinar toda a nossa vida futura...podemos escolher estar dentro da vontade de Deus ou...não!!

DVA
Lai