terça-feira, fevereiro 27, 2007

Melhor amigo


Jesus é o meu melhor amigo.
Ás vezes, eu decepciono as pessoas.
Ás vezes, as pessoas decepcionam-me.
Jesus nunca me decepciona!

John Maxwell

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Eyes wide shut

Respondendo ao desafio que nos foi colocado pelo blog amigo Sede de Deus:

Haverá muitas coisas a dizer sobre amizade, tais como aqueles ficheiros tão arranjadinhos que nos chegam via e-mail com fotos a ilustrar as frases que começam assim:
1-A amizade é…
2-A amizade é…
Mas eu gostaria de me cingir, apenas, a 3 exemplos magníficos descritos na Bíblia:

1 - Amizade de David e Jonatas

Depois de Saul ter conversado com David, este encontrou-se com Jónatas, o filho do rei; imediatamente se estabeleceu entre os dois uma grande amizade, e fizeram entre os dois uma aliança. Jónatas ligou-se a David como se fosse o seu próprio irmão. Como penhor dessa grande amizade deu-lhe a sua capa, a espada, o arco e o cinto que trazia. O rei Saul guardou David consigo em Jerusalém e não o deixou regressar mais a casaI Samuel 18:1-4

Saul, agora, apertava com os ajudantes e com o próprio Jónatas, para assassinarem David. Mas Jónatas, por causa da sua grande amizade por David, disse-lhe o que seu pai estava a planear. Amanhã de manhã, avisou ele, terás de procurar um lugar escondido nos camposI Samuel 19:1-2

David viveu algures à volta de 1050 a.C., ele foi o oitavo e o mais novo filho de Jessé. Quanto à sua aparência pessoal, sabe-se apenas que ele tinha cabelos ruivos, belos olhos e formosa aparência. Lutou com Golias e venceu. Foi tocador de harpa na corte de Saul e mais tarde casa com a filha do rei Saul. Deus escolhe David para suceder a Saul e este enche-se de uns loucos ciúmes e começa então a engendrar planos para matar David. Jonatas era filho de Saul, o Rei de Israel.
Jónatas foi um amigo fiel, simples, que se preocupou com a vida de David. Um amigo de coração. Salvou-lhe muitas vezes a vida das mãos do rei Saul que era seu próprio pai. Jónatas deu tudo o que tinha, o seu reino, as suas armas, a sua herança a David. Fez David herdeiro de Saul, só porque a sua amizade era de amor puro. E David honrou esta amizade!
É bem verdade quando a própria Bíblia afirma em Provérbios 18: 24Quem tem muitos amigos pode dar-se por muito satisfeito. Mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão

2 - Os 3 amigos de Job

"Houve três amigos de Job que, ao ouvirem toda a tragédia que o feriu, combinaram vir juntos ter com ele para o confortarem e consolarem. Chamavam-se eles Elifaz o temanita, Bildade o suita e Zofar o naamatita.
Ao chegarem junto de Job, viram-no tão desfigurado que nem o reconheciam. Puseram-se então a chorar e a lamentá-lo em voz alta, rasgando a roupa que traziam, em sinal de desespero, lançando terra sobre si como testemunho da profunda tristeza que os tomou.
Por fim sentaram-se no chão junto dele, deixando-se estar assim durante sete dias e noites, sem dizerem uma palavra; davam-se bem conta de que não havia palavras que servissem para tão grande sofrimento
" Job 2:11-13

Jo era um homem justo, recto, integro próspero nos seus negócios, excelente pai de família e verdadeiramente temente a Deus. Várias tragédias aconteceram em catadupa a Job. Ele não entendeu o porquê de lhe ter acontecido tantas coisas más e chorou desconsoladamente. Os seus amigos vieram chorar com ele e consolá-lo mas passados 7 dias, começaram a falar:
Seu grande amigo Elifaz lembra Jó que os rectos e inocentes não podem ser castigados mas que são os que semeiam o pecado e a inquietação que colhem essas mesmas coisas. (uma indirecta)
Bildade, outro amigo de coração, diz-lhe que Job só sabe atirar palavras à toa pela boca fora como um tolo.
Zofar, o terceiro amigo, anseia por pôr cobro aos queixumes de Job, e diz-lhe directamente que Job está a precisar de ser envergonhado.

Job completamente desesperado, diz: “Normalmente é-se amável com um amigo enfraquecido; mas vocês acusam-me, sem o menor temor de Deus...Estou cansado de viver. Deixem-me queixar livremente; deixem-me expressar a minha tristeza e amargura...Porque vocês estão mal interpretando tudo. São como doutores que não sabem o que hão-de fazer... Oh peço-vos que estejam calados! Que miseráveis consoladores são vocês... Vocês não sabem consolar uma pessoa! Não trouxeram nenhum encorajamento ao meu abatimento... Em nada esclareceram a minha ignorância...Disseram para ai coisas até sem sabedoria nenhuma!"

No fim quando Job é restaurado por Deus, ele ora pelos seus amigos para que Deus os perdoe das imensas “asneirolas” que se fartaram de dizer / aconselhar a Job.
Há um provérbio português que diz: "Com amigos como estes, quem precisa de inimigos?"

3. O meu maior amigo: Jesus Cristo

Amei-vos como o Pai me amou. Vivam no meu amor. Se guardarem os meus mandamentos estarão a viver no meu amor, assim como eu obedeço ao meu Pai e vivo no seu amor. Disse-vos isto para que se possam encher da minha alegria. Sim, a vossa taça de alegria transbordará! Mando-vos que se amem uns aos outros como eu vos amei. E é esta a medida: o maior amor é mostrado quando alguém dá a vida pelos seus amigos. E vocês serão meus amigos se fizerem o que vos mando.
Já não vos chamo criados, pois estes não acompanham o que faz o patrão. Vocês são meus amigos, e a prova disso é o facto de vos ter revelado tudo o que o Pai me disse. Não foram vocês quem me escolheram, mas eu vos escolhi a vocês e vos nomeei para irem e produzirem fruto, e fruto que perdure, de modo que o Pai vos dê tudo o que lhe pedirem em meu nome. João 15:9-16

Jesus Cristo é o maior exemplo da amizade. Como Ele próprio disse: …o maior amor é mostrado quando alguém dá a vida pelos seus amigos e Ele deu a Sua própria vida!!
Nunca nos abandona, está sempre presente nos bons e nos maus momentos, não é amigo da onça, não trai, não acusa, não nos pisa…é um amigo que diz sempre a verdade, ainda que custe ouvir…mas fá-lo de uma forma surpreendentemente terna. N’Ele eu posso confiar e como diz aquele filme do Tom Cruise e Nicole Kidman …posso fazê-lo de “eyes wide shut” (de olhos bem fechados).

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Dedicado a todos os homens "frágeis"...

Homem Frágil
Poema de Enilson Costa


Minha amada viajou.
E, agora, como vai ser?
Da rotina da casa
Nada disso sei fazer.
Não sei lavar,
Nem passar,
nem cozer.
Sem ela não consigo
Nem, ao menos, me entreter.

Os dias passam depressa;
As noites se recusam a passar.
Sinto uma grande tristeza
Quando sento sozinho à mesa,
Na hora do jantar.
Quase não toco na comida.
Olho ao redor:
Minha casa está sem vida.

Ao me deitar para dormir,
Rolo p’ra lá, rolo p’ra cá!
Num eterno abandono,
A solidão me fere...
E interfere no meu sono.

No meio da noite leio um livro,
Ouço o rádio,
tento assistir televisão;
Pura ilusão, não consigo
Enganar meu coração.

Adormeço e amanheço
Com a campainha a tocar.
“Quem será, a esta hora, a me acordar?”
Ao atender, meu olho brilha!
É a minha amada com a minha filha!
É a minha família, que maravilha!

Olho para o horizonte,
Vejo o dia amanhecer em esplendor.
Olho para o jardim,
Vejo um botão se abrir em flor.
Olho para meu lar,
Vejo que a vida voltou!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Acertem os relógios ...it´s the final countdown


Hoje de manha, a caminho do trabalho, ouvia as noticias na rádio e o locutor anunciava:
"Os técnicos especializados na ajuda a tóxico-dependentes, da área do Porto, defendem a injecção assitida em salas próprias"

Estamos a chegar lá...
passo a passo estamos a chegar lá...
ao sitio e ao tempo em que:
matamos os meninos que não queremos
drogamos legalmente os rapazes e raparigas que não conseguimos ajudar
matamos os velhinhos que não temos vontade de amparar

Acertem os relógios...
It´s the final countdown!!

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Make a way...


Não siga por onde a estrada o levar.
Siga a Deus, chegue aonde não há caminho e...
deixe um trilho atrás de si.

Woodrow Wilson