Respondendo ao desafio que nos foi colocado pelo blog amigo
Sede de Deus:
Haverá muitas coisas a dizer sobre amizade, tais como aqueles ficheiros tão arranjadinhos que nos chegam via e-mail com fotos a ilustrar as frases que começam assim:
1-A amizade é…
2-A amizade é…
Mas eu gostaria de me cingir, apenas, a 3 exemplos magníficos descritos na Bíblia:
1 - Amizade de David e Jonatas
“
Depois de Saul ter conversado com David, este encontrou-se com Jónatas, o filho do rei; imediatamente se estabeleceu entre os dois uma grande amizade, e fizeram entre os dois uma aliança. Jónatas ligou-se a David como se fosse o seu próprio irmão. Como penhor dessa grande amizade deu-lhe a sua capa, a espada, o arco e o cinto que trazia. O rei Saul guardou David consigo em Jerusalém e não o deixou regressar mais a casa”
I Samuel 18:1-4“
Saul, agora, apertava com os ajudantes e com o próprio Jónatas, para assassinarem David. Mas Jónatas, por causa da sua grande amizade por David, disse-lhe o que seu pai estava a planear. Amanhã de manhã, avisou ele, terás de procurar um lugar escondido nos campos”
I Samuel 19:1-2David viveu algures à volta de 1050 a.C., ele foi o oitavo e o mais novo filho de Jessé. Quanto à sua aparência pessoal, sabe-se apenas que ele tinha cabelos ruivos, belos olhos e formosa aparência. Lutou com Golias e venceu. Foi tocador de harpa na corte de Saul e mais tarde casa com a filha do rei Saul. Deus escolhe David para suceder a Saul e este enche-se de uns loucos ciúmes e começa então a engendrar planos para matar David. Jonatas era filho de Saul, o Rei de Israel.
Jónatas foi um amigo fiel, simples, que se preocupou com a vida de David. Um amigo de coração. Salvou-lhe muitas vezes a vida das mãos do rei Saul que era seu próprio pai. Jónatas deu tudo o que tinha, o seu reino, as suas armas, a sua herança a David. Fez David herdeiro de Saul, só porque a sua amizade era de amor puro. E David honrou esta amizade!
É bem verdade quando a própria Bíblia afirma em
Provérbios 18: 24 “
Quem tem muitos amigos pode dar-se por muito satisfeito. Mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão”
2 - Os 3 amigos de Job"
Houve três amigos de Job que, ao ouvirem toda a tragédia que o feriu, combinaram vir juntos ter com ele para o confortarem e consolarem. Chamavam-se eles Elifaz o temanita, Bildade o suita e Zofar o naamatita.
Ao chegarem junto de Job, viram-no tão desfigurado que nem o reconheciam. Puseram-se então a chorar e a lamentá-lo em voz alta, rasgando a roupa que traziam, em sinal de desespero, lançando terra sobre si como testemunho da profunda tristeza que os tomou.
Por fim sentaram-se no chão junto dele, deixando-se estar assim durante sete dias e noites, sem dizerem uma palavra; davam-se bem conta de que não havia palavras que servissem para tão grande sofrimento"
Job 2:11-13Jo era um homem justo, recto, integro próspero nos seus negócios, excelente pai de família e verdadeiramente temente a Deus. Várias tragédias aconteceram em catadupa a Job. Ele não entendeu o porquê de lhe ter acontecido tantas coisas más e chorou desconsoladamente. Os seus amigos vieram chorar com ele e consolá-lo mas passados 7 dias, começaram a falar:
Seu grande amigo Elifaz lembra Jó que os rectos e inocentes não podem ser castigados mas que são os que semeiam o pecado e a inquietação que colhem essas mesmas coisas. (uma indirecta)
Bildade, outro amigo de coração, diz-lhe que Job só sabe atirar palavras à toa pela boca fora como um tolo.
Zofar, o terceiro amigo, anseia por pôr cobro aos queixumes de Job, e diz-lhe directamente que Job está a precisar de ser envergonhado.
Job completamente desesperado, diz: “
Normalmente é-se amável com um amigo enfraquecido; mas vocês acusam-me, sem o menor temor de Deus...Estou cansado de viver. Deixem-me queixar livremente; deixem-me expressar a minha tristeza e amargura...Porque vocês estão mal interpretando tudo. São como doutores que não sabem o que hão-de fazer... Oh peço-vos que estejam calados! Que miseráveis consoladores são vocês... Vocês não sabem consolar uma pessoa! Não trouxeram nenhum encorajamento ao meu abatimento... Em nada esclareceram a minha ignorância...Disseram para ai coisas até sem sabedoria nenhuma!"
No fim quando Job é restaurado por Deus, ele ora pelos seus amigos para que Deus os perdoe das imensas “asneirolas” que se fartaram de dizer / aconselhar a Job.
Há um provérbio português que diz: "
Com amigos como estes, quem precisa de inimigos?"
3. O meu maior amigo: Jesus Cristo
“
Amei-vos como o Pai me amou. Vivam no meu amor. Se guardarem os meus mandamentos estarão a viver no meu amor, assim como eu obedeço ao meu Pai e vivo no seu amor. Disse-vos isto para que se possam encher da minha alegria. Sim, a vossa taça de alegria transbordará! Mando-vos que se amem uns aos outros como eu vos amei. E é esta a medida: o maior amor é mostrado quando alguém dá a vida pelos seus amigos. E vocês serão meus amigos se fizerem o que vos mando.
Já não vos chamo criados, pois estes não acompanham o que faz o patrão. Vocês são meus amigos, e a prova disso é o facto de vos ter revelado tudo o que o Pai me disse. Não foram vocês quem me escolheram, mas eu vos escolhi a vocês e vos nomeei para irem e produzirem fruto, e fruto que perdure, de modo que o Pai vos dê tudo o que lhe pedirem em meu nome. João 15:9-16
Jesus Cristo é o maior exemplo da amizade. Como Ele próprio disse: …o maior amor é mostrado quando alguém dá a vida pelos seus amigos e Ele deu a Sua própria vida!!
Nunca nos abandona, está sempre presente nos bons e nos maus momentos, não é amigo da onça, não trai, não acusa, não nos pisa…é um amigo que diz sempre a verdade, ainda que custe ouvir…mas fá-lo de uma forma surpreendentemente terna.
N’Ele eu posso confiar e como diz aquele filme do Tom Cruise e Nicole Kidman …
posso fazê-lo de “eyes wide shut” (de olhos bem fechados).